top of page

Backup para empresas: Por que é preciso auditar

  • Foto do escritor: Redação Nagix
    Redação Nagix
  • 29 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

A segurança dos dados é um dos serviços mais cruciais que empresas de tecnologia da informação podem oferecer às organizações. Essa afirmação não é exagerada, pois, enquanto ativos de TI, como hardware, podem ser substituídos sem maiores impactos ao negócio, a perda de dados representa riscos muito mais graves. Quando falamos de backup de dados, não estamos tratando de equipamentos, mas sim das informações vitais para a operação de uma empresa.


Auditoria de Backup

Embora seja difícil quantificar, muitas organizações foram forçadas a encerrar suas atividades por negligenciar o backup de seus dados. Com o aumento contínuo de ataques de ransomware, nos quais o Brasil se destaca como um alvo preferencial dos criminosos cibernéticos, essa questão se torna ainda mais crítica.


Para ilustrar a gravidade do problema, em 2020, o Brasil foi o nono país mais afetado por ataques de ransomware, contabilizando mais de 3.800.000 incidentes, ficando atrás de países como os EUA, África do Sul, Itália, Reino Unido, Bélgica, México, Holanda e Canadá.


É compreensível que muitos clientes estejam preocupados com a proteção de seus dados. Contudo, é um equívoco acreditar que o simples investimento em ferramentas de segurança, como firewalls, antivírus ou até mesmo software de backup, garanta proteção total. Na segurança da informação, embora seja impossível assegurar uma proteção 100% eficaz, é possível e necessário adotar medidas que minimizem os riscos de perda de informações.


O backup, portanto, é de importância vital, funcionando como a última linha de defesa quando todas as outras medidas de segurança falham, vítima de um ataque bem-sucedido. Dado que o backup é essencial, a realização de auditorias periódicas tornam-se indispensável para os negócios, garantindo a validação de todos os processos envolvidos, desde a revisão dos dados protegidos até a verificação da integridade dos dados recuperados.


Dessa forma, para evitar surpresas desagradáveis, é recomendável que a equipe de TI esteja atenta ao processo de validação das cópias de segurança, prática fundamental para garantir a integridade e a disponibilidade dos dados. Além de reduzir os riscos de adulteração, vazamento de informações e perda de dados, essa prática impede a interrupção dos serviços e promove uma gestão eficiente dos backups internos e externos.


Backup auditar

auditar backup

コメント


bottom of page